POETRIX é um terceto contemporâneo de temática livre, com título, ritmo e um máximo de trinta sílabas, possuindo figuras de linguagem, de pensamento, tropos ou teor satírico. O mais interessante é que esta definição surgiu depois desta nova linguagem poética já existir. A palavra POETRIX (de POE, poesia e TRIX, três) surge pela primeira vez no idioma português no Manifesto Poetrix, publicado no livro TRIX - Poemetos Tropi-kais, de Goulart Gomes, que foi premiado com Menção Especial no Prêmio Jorge de Lima, outorgado pela Academia Carioca de Letras e União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, em 2000. Mas, o POETRIX é, certamente, a primeira linguagem poética a ganhar uma definição discutida e elaborada pelos seus próprios praticantes - os poetrixtas - no mundo virtual da internet. O POETRIX foi proposto, inicialmente, como uma evidente alternativa ao hai-kai (haiku), mantendo a sua forma (em tercetos) mas subvertendo o seu conteúdo, ao admitir título, rimas, figuras de linguagem e um maior número de sílabas. No Manifesto Poetrix foram identificadas as suas principais características, que resultaram na atual definição do novo vernáculo:
-possui apenas uma estrofe de três versos, sem limite de sílabas (depois seria estabelecido o limite de 30 sílabas);
- o título é desejável, mas não exigível, podendo complementar o texto (atualmente, o título é uma exigência);
- não existe rigor quanto a métrica ou rimas (mas o ritmo é desejável);
- metáforas e outras figuras de linguagem, assim como neologismo, são uma constante no poetrix;
- geralmente há uma interação autor/leitor provocada por mensagens subliminares;
- é minimalista, ou seja, procura transmitir a mais completa mensagem em um menor número de palavras;
- passado, presente e futuro podem ser utilizados sem distinção;
- o autor, as personagens e o fato observado podem interagir, mesmo criando condições suprarreais, cômicas ou ilógicas (non sense).
Informações retiradas do site http://www.prosaepoesia.com.br/
Oh Vera! Que lindos vestes você deu aos meus petrix! Muito obrigada pela homenagem. Quando alguém lê um poetrix (menos de um minuto), já fico muito feliz. Quando alguém dedica horas buscando/escolhendo/colhendo imagens, tratando as imagens e vestindo meus tercetinhos, então...mama mia! Eu quase gozo. É maravilhoso. Muito, muito feliz. Obrigada, querida.
ResponderExcluir