segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SEMANA PAUL GÉRALDY I


FINAL

Pois bem, adeus. Nada esqueceu?... Tem tudo já?
Não temos nada mais a dizer face a face.
Pode ir...
Mas, não! Espere um pouco!
Como está chovendo!... Espere que isso passe.
Agasalhe-se bem! Está frio lá fora.
Você devia pôr um "manteau"mais pesado.
Já tem tudo o que é seu? Nada me resta agora?
As suas cartas? O retrato?...
Já que a gente se vai separar, olhe-me ainda
uns instantes... Mas sem chorar: seria idiota.
Como é horrível agora a lembrança remota
do que nós fomos numa vida antiga e linda!
Nossas vidas se confundiram totalmente...
E agora cada qual retoma o seu caminho!
E nós vamos partir, cada qual mais sozinho,
recomeçar, vagar por aí... certamente,
sofreremos também...
Mas há de vir, depois,
o esquecimento, a única cousa que perdoa.
E há de haver eu e haver você; seremos dois;
seremos isto: uma pessoa e outra pessoa.
Veja! Você já vai entrar no meu passado!
Havemos de nos ver na rua, casualmente...
Eu hei de olhar e de ir, sem ter atravessado...
Você irá com vestidos novos, diferentes...
E viveremos nossas vidas paralelas...
E amigos contarão a você minha história...
E eu direi de você, que foi a minha glória,
a minha força e a minha fé: "Como vai ela?"
O nosso amor...era esta cousa sem valor!...
No entanto, que loucura a dos primeiros dias!
Lembra-se bem? Que apoteose, que magia!...
Se nos amávamos!... E era isto o nosso amor!
Mesmo nós, até nós então, quando dizemos"eu te amo"!,
o que é que vale o que estamos dizendo?
É humilhante meu Deus!... Somos todos os mesmos?
Iguais aos outros, nós?...
Mas, como está chovendo!
Você não vai sair com um tempo assim...
Fique comigo!
Fique! Vamos viver, não sei,... mais conformados...
Os nossos corações, embora bem mudados,
se refaçam talvez à luz do sonho antigo...
Vamos tentar. Ser bons de novo. Que remédio!
Podem falar: a gente tem seus hábitos...
Então?
Não vá! Fique!
E retome a meu lado o seu tédio.
Eu retomo a seu lado a minha solidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário