sexta-feira, 29 de maio de 2009

POR TEUS OLHOS, SHARBAT! por Vera Vieira


O texto que segue foi escrito há já algum tempo. Mas como as duas figuras humanas envolvidas nessa história têm moradia permanente em minha memória, coloco-o aqui para que, de maneira simples, uma vez mais, possam ser homenageados criatura e criador.

Para saber mais sobre a história de Sharbat -> http://pt.wikipedia.org/wiki/Sharbat_Gula

Para saber mais sobre o fotógrafo Steve McCurry -> http://www.stevemccurry.com/main.php


Por teus olhos, Sharbat...


Por teus olhos, Sharbat...
A mulher jovem, que fui, sofreu
Captando em teu olhar, único no mundo,
A duvidosa esperança de uma vida
Adolescendo nos rigores de uma guerra incompreensível.


Por teus olhos, Sharbat...
Passei anos da minha vida, como muitos,
Lembrando, imaginando, orando pela tua.
De tempos em tempos, lá estavas tu, em minhas mãos
Questionando-me com teu maravilhoso, indescritível olhar.


Por teus olhos, Sharbat...
Imortalizado em tua primeira fotografia
- e única, por longos dezessete anos,
reportei-me à história das mulheres no mundo
e desejei que pudesses, porque ainda tão jovem,
viver de forma mais digna a tua história.


Por teus olhos, Sharbat...
De novo, através da tua segunda fotografia,
Percebo que minhas preces e as do mundo inteiro
Não foram ouvidas por completo, como desejamos.
Mas como um prêmio mais do que justo – estás viva!
E é por teus olhos que o mundo se sensibiliza.


Por teus olhos, Sharbat...
E agora, porque foste reencontrada, depois de grande esforço,
E tuas duas fotografias rigorosamente examinadas,
Não restou dúvida de que “só olhar é o mesmo”
Como foi veiculado, com estrondoso sucesso, na mídia mundial.


Por teus olhos, Sharbat...
Ouso discordar dos noticiários todos.
Porque agora, além do que já me revelavam teus olhos,
Ouvi tua voz, percebi tua força
Vencendo a imposta timidez cultural.
E sinto em meu coração que ainda és a mesma, inteiramente.


Por teus olhos, Sharbat...
E pelo feliz encontro com o olhar de Steve, o fotógrafo,
O mundo, e eu nele, pudemos aprender a lição, desde longe:
- o quanto de poder tem um olhar!
E foi por teu olhar que milhares de voluntários
Partiram em socorro de outras jovens afegãs, como foste um dia.


Por teus olhos, Sharbat...
Corações do mundo inteiro se uniram
E por tuas duas reveladoras fotografias
Alertaste a todos os humanos:
Se um de nós não é feliz, ninguém o é completamente.
Grata, Sharbat, pela lição que teus olhos nos trazem.


Um comentário:

  1. Minha verdinha querida..Que delicadeza!! Qta sensibilidade bem própria de vc..Emocionada com seu trabalho..Feliz pela coragem de tornar sonho , real...Parabéns!! Vc é encantadora..Sorte ter esbarrado com vc nesta net tão complicada.."Eu te adoro vc!"

    ResponderExcluir